terça-feira

PROJETO CENTRO DE CONVENÇÕES


O presente trabalho objetiva em conjunto com outras iniciativas articuladas através da parceria público-privada contribuir para a revitalização do bairro do Comércio em Salvador cuja área encontra-se de forma geral degradada. 


O Equipamento proposto (centro de convenções) dará continuidade a este processo de revitalização e requalificação da área do Comércio se inserindo para fortalecer esta ação ao mesmo tempo que dará suporte as novas atividades que estão se estabelecendo na área.
O proposto trabalho portanto, tem como intuito atrair ao local um novo fluxo de atividades e dar suporte a novos investimentos através da implantação de um centro de convenções. Este possibilitará, conjugado com outras intervenções urbanísticas integradas, o crescimento sócio-econômico da área, além de suprir a carência que existe na cidade de edificações que comportem eventos sociais tais como formaturas, palestras e eventos culturais como apresentações de dança e peças teatrais.

Projeto Arquitetonico:
O projeto arquitetônico consta de três blocos distintos cujo funcionamento se dá de forma independente, sendo estes: o Teatro, o Pavilhão de Feiras com auditório anexo e o Bloco Central que possui três pavimentos, sendo o térreo utilizado para o serviço/carga e descarga, o segundo pavimento para Administração e Salas de reunião e o terceiro utilizado como restaurante.





Princípios Gerais

  •  Projeto Setorizado em Blocos Distintos

Tem como intuito gerar economia de gastos, por se utilizar de cada bloco individualmente conforme a necessidade da demanda no momento. Por exemplo, sendo necessário utilizar apenas o teatro em determinado horário, apenas este bloco estará em funcionamento, existindo, portanto, economia de energia elétrica, de funcionários para atendimento ao público, de limpeza, etc.
Além disso, esta setorização criará uma separação visual, tornando o conjunto mais leve diferenciando-se da maioria dos centros de convenções existentes, que são edificações volumosas, e que, quase sempre, estão agrupadas em um único bloco, gerando grande “peso” visual.

  • Projeto Radiocêntrico

Tem como intuito a convergência dos blocos para um eixo em comum. Apesar de esses blocos funcionarem até certa medida de forma independente, eles fazem parte de um todo e esta união e inter-relação é fortalecida pela sua convergência radial. Esse eixo é o ponto de interseção entre eles, criando uma unidade estética, assim como facilitando o fluxo e a comunicação tanto na parte administrativa e de serviços, como no acesso do público.

  • Projeto Horizontal

O projeto desenvolve-se quase que em sua totalidade no plano horizontal facilitando a circulação e o acesso de pessoas às diversas áreas do Centro de Convenções, diminuindo, portanto, a circulação vertical que envolve custos e dificulta a fluidez da circulação além de se tornar mais convidativo a todos. Neste sentido há uma tendência atual de se desenvolver centros de convenções neste formato.

  • Fluidez

Há, devido à própria formação histórica do Comércio, uma estreita relação sua com o mar. Uma das características da água é, exatamente, a fluidez. Essa fluidez foi pensada enquanto acessos e circulação de veículos e pedestres.

Álvaro Camiña
    Arquiteto e Urbanista